Skip to content

Architecture Cost Management ®: Conheça os Serviços Associados!

Architecture Cost Management ®, tal como tivemos oportunidade de explicar numa publicação anterior é um conceito bastante inovador que visa otimizar ao máximo o investimento do projeto. É feita uma avaliação e um controlo total dos custos ao longo de todas as fases do projeto, mantendo a qualidade e o conceito arquitetónico.

Para explicar ainda melhor em que consiste o Architecture Cost Management ® iremos, de seguida, enumerar os diferentes serviços propostos nas distintas fases de planeamento e execução de um projeto de arquitetura.

 

Avaliação de custos

Esta avaliação aplica-se na fase de planeamento e análise da viabilidade de investimento. Aqui é efetuada a recolha de toda a informação disponível do projeto e das suas condicionantes logísticas. Posteriormente, são aplicados os modelos de custo.

Este trabalho tem como objetivo permitir ao promotor tomar uma decisão de investimento com base numa estimativa bastante aproximada do custo real do projeto. Deste modo, reduz-se ao mínimo a probabilidade de se verificarem, em alguma fase do projeto, valores bastante díspares dos que são estimados na fase inicial de avaliação.

Resumindo, nesta etapa de análise de custos são desenvolvidos os seguintes trabalhos:

  • Análise da informação e condicionantes logísticas do projeto
  • Aplicação de modelos de custo
  • Avaliação de Custos para Estudo de Viabilidade

 

Quantity Surveying

Trata-se da quantificação do projeto através do levantamento exaustivo de todos os componentes e trabalhos necessários para a execução e da elaboração da estimativa orçamental, com base na informação entregue pela equipa projetista.

O trabalho desenvolvido é concretizado através da elaboração de um conjunto de documentação que serve de referência na fase de execução do projeto:

  • Mapas de medições e de quantidades
  • Elaboração do Caderno de Encargos
  • Elaboração da Estimativa Orçamental

O objetivo aqui é reduzir o risco de derrapagens orçamentais durante a fase de execução da obra. Como? Evitando incorreções e indefinições quanto às quantidades e itens previstos no caderno de encargos.

 

Revisão de projeto

Esta etapa do Architecture Cost Management ® visa identificar dados em falta e incongruências (entre desenhos e partes escritas). Nesta fase também se efetua a compatibilização entre as diferentes especialidades, bem como a prestação de toda a consultoria técnica quanto às soluções e processos construtivos.

O propósito da revisão de projeto é reduzir o risco de derrapagens orçamentais em fase de obra ao identificar trabalhos em falta, corrigir as incompatibilidades entre especialidades e eliminar trabalhos desnecessários.

Todas as soluções e processos construtivos contemplados são verificados quanto à sua adequabilidade técnica, compatibilidade entre diferentes elementos e disponibilidade no mercado. O trabalho desenvolvido concretiza-se através da elaboração de orçamento final.

De forma sintética, estes são então os serviços efetuados durante a revisão:

  • Verificação do projeto e identificação de incoerências e falta de informações
  • Compatibilização entre especialidades
  • Consultoria técnica
  • Elaboração do Orçamento Final

 

Otimização de custos

Consiste num trabalho de redução dos custos do projeto através do Design-to-Cost (otimização do desenho de Arquitetura) e da consultoria em soluções e processos construtivos.

Partindo das atividades realizadas nas fases anteriores (essencialmente de quantificação, revisão e orçamentação), é feita uma otimização dos custos do projeto em conjunto com a restante equipa envolvida (projetista, gestor de projeto e fornecedores).

Tendo como premissa os objetivos do projeto quanto ao seu conceito, imagem e qualidade, é feito um exercício exaustivo de aperfeiçoamento em relação ao desenho de Arquitetura e às diferentes soluções e processos construtivos a adotar.

Esta fase é concretizada através da elaboração da revisão do orçamento final. Este já contempla o trabalho de otimização levado a cabo durante a mesma.

Resumidamente, estes são os processos efetuados nesta etapa:

  • Design-to-Cost
  • Otimização das soluções e processos construtivos
  • Revisão do Orçamento Final

 

Procurement

Nesta última etapa dos serviços do Architecture Cost Management ® é efetuada a:

  • Negociação das condições de fornecimento
  • Gestão de contratos e aquisições

O propósito do procurement é garantir a obtenção das melhores condições de provisão das mercadorias e trabalhos necessários, tendo em conta o seu custo final. Esta negociação é fundamentada num profundo conhecimento do mercado e das diversas condicionantes que podem influenciar este processo.

 

Ficou intrigado sobre este conceito? Quer perceber melhor como funciona na prática o Architecture Cost Management ®? Tem um projeto mas acha impossível manter-se fiel ao mesmo e cumprir o orçamento? Não acredita em desvios orçamentais abaixo dos 3%? Fale com um dos nossos arquitetos e entenda porque a DIMSCALE pode ser o parceiro ideal para a gestão dos seus projetos. Com mais de 253 projetos concluídos em 11 países diferentes, a DIMSCALE possuí o know-how necessário para lhe entregar soluções de confiança.

 

 

Subscreva o nosso Blog!