Skip to content

DIMSCALE: arquitetura outside the box e inovação no ADN!

DIMSCALE e cultura outside the box rimam constantemente. Mais do que uma empresa que respira arquitetura, pretendemos trazer constante inovação para os projetos arquitetónicos.

Nos últimos artigos que publicamos no nosso blog, explicamos qual é o nosso conceito inovador, uma mais-valia que inserimos no mundo da arquitetura: o Architecture Cost Management (ACM). Nesta publicação, iremos falar um pouco mais sobre a DIMSCALE, sobre a nossa cultura interna, sobre os nossos valores.

Partilhamos convosco alguns excertos de uma entrevista informal com o nosso CEO, Artur Sousa, e um dos membros da nossa equipa, o arquiteto Nuno Costa.

 

Uma cultura outside the box, mas que faz sentido!

Para o arquiteto Nuno Costa, a DIMSCALE tem uma linguagem própria, que é partilhada por todos os membros da equipa.

Há aqui uma maneira de trabalhar que é cultivada pela empresa e essa maneira de trabalhar dá-se pela forma como os métodos de trabalho estão implementados e pelos tipos de ferramentas que usas. Todo esse léxico, que acaba por fazer parte da cultura da empresa, é uma parte extremamente importante e essa linguagem comum é uma mais-valia para nos conseguirmos entender na perfeição.

Na DIMSCALE, apostamos no Rework pois primamos pela liberdade. No entanto, também valorizamos a responsabilidade no desempenho das funções de cada membro da nossa equipa. Só assim é possível potenciar ao máximo uma empresa. Tal como o nosso CEO refere, “aqui não há patrões, há essencialmente uma equipa de trabalho que cumpre procedimentos”.

A verdade é que “tentamos pensar outside the box”, por isso mesmo decidimos apostar no Rework. Para Nuno Costa, esta possibilidade de trabalhar em qualquer local mas, mesmo assim, fazer parte da equipa representa uma grande vantagem. Contudo, realça que é necessário haver confiança mútua:

(…) o Artur já me conhecia a nível profissional e sabia com o que ia contar, claro que com a devida adaptação à DIMSCALE. Toda a minha vida trabalhei no modelo convencional e, de um momento para o outro, adaptei este outside the box que o Artur propôs.

 

Mais do que uma ferramenta, um conceito!

Sendo a DIMSCALE detendora do conceito Architecture Cost Management, este não podia ficar fora desta conversa. Para Nuno Costa, um projeto fabuloso não é suficiente “se não há uma quantificação correta, se os preços não correspondem aos valores reais, o resultado final não é o esperado.”. E, em arquitetura e construção, quando o resultado não é aquele que se espera, isso pode significar derrapagens de milhares ou milhões de euros! Neste sentido, para o nosso CEO, o Architecture Cost Management tem no seu ADN a inovação “pelo simples facto da assertividade que se consegue ter (…) é esta a grande inovação que trazemos, não só em Portugal mas também a nível internacional. Não há nenhum tipo de serviço como este”.

 

Um know-how que permite ultrapassar dificuldades

A DIMSCALE surgiu em 2010, no entanto, a experiência da nossa equipa conta com muitos mais anos de trabalho na área. O nosso CEO explica que, além das competências na área de arquitetura, os conhecimentos de Economia e Gestão são “um know-how que se vai adquirindo ao longo de mais de vinte anos de carreira”. É exatamente isso e o conhecimento do mercado que permite ultrapassar divergências de opiniões dos diferentes intervenientes nos projetos em que a DIMSCALE participa.

É preciso perceber quem é o arquiteto que está do outro lado, como é que ele faz as coisas, como é que pensa, como é que trabalha (…) Todas essas questões têm que ser analisadas, porque não é uma casa ou um hotel que está ali desenhado, é a ideia de uma pessoa, de um profissional. (…) Através do nosso Know-How e do conhecimento do mercado, conseguimos colocar-nos no prisma de todos e entender as dificuldades de cada um. Ao compreendermos que o cliente pensa de uma maneira e o Arquiteto de outra, conseguimos ter a perceção de tudo (…).

Como pode verificar, na DIMSCALE vamos além dos simples projetos de arquitetura, trabalhamos em novos conceitos para a nossa área de atuação. Nesta conversa informal entre o nosso CEO, Artur Sousa e um dos nossos colaboradores, abordamos esses aspetos um pouco mais detalhadamente. Se quiser ter acesso a esta entrevista informal na íntegra, basta clicar aqui!

 

 

Subscreva o nosso Blog!