fbpx Skip to content

Gestão de custos eficiente: É possível evitar derrapagens!

A gestão de custos e as derrapagens orçamentais são temas que estão em cima da mesa sempre que se discute Arquitectura e Construção. Das moradias às grandes obras públicas, é comum registarem-se desequilíbrios.

Assumiu-se como garantido a existência de derrapagens de custos em toda e qualquer obra. O que não é hábito, é existir assertividade entre o valor levado a concurso e o preço correto da empreitada. Assim, pouco se faz para mudar esta prática e melhorar a gestão de custos.

A crise em que vivemos tem vindo a afetar o setor da construção e a fomentar a obliquidade das propostas, que tendem a apresentar um valor que na maioria das vezes não é real, quer este seja superior, quer este seja inferior ao mesmo.

Estas divergências são uma constante em todos os organismos, desde as câmaras às construtoras. Existirão, porventura, interesses desvanecidos entre o pó levantado pelas obras. Mas não pode dizer-se que haja um único culpado. A culpa estará dividida entre os principais intervenientes dos projetos (proprietários, arquitetos, construtores e medidores). É certo que todos têm interesses, mas estes podem ser conjugados para chegar a bom porto.

 

Melhorar a gestão de custos e pôr fim às derrapagens orçamentais? Sim, é possível!

 

A DIMSCALE tem desenvolvido métodos de trabalho que encontram resposta para esta questão, não a nível político – pois há assuntos que fogem do nosso controlo –, mas a nível de trabalho e rigor orçamental. Neste âmbito, sim, podemos introduzir métodos pragmáticos que evitem incongruências.

As noções adquiridas por um arquiteto levam a uma maior compreensão do espaço e dos pormenores que falham a tantos outros. A estes profissionais é exigido conhecimento sobre arquitetura e soluções nos processos construtivos. Partindo deste princípio, conseguimos assim, um trabalho mais completo, perfecionista e melhor executado a todos os níveis.

No nosso blog, começamos por desmitificar o papel do Architecture Cost Management ® na gestão de custos de obras. O conceito foi criado pela DIMSCALE para contornar uma lacuna existente no mercado. Através do controlo de todos os custos, otimiza-se o capital investido e salvaguarda-se a qualidade final do projeto.

Uma gestão de custos eficiente consegue-se através de um conjunto de serviços associados às diferentes fases de planeamento e execução de um projeto de Arquitectura.

A crise tem fomentado a necessidade de evitar despesas extras. Os clientes procuram otimizar os custos sempre que possível, passando a atribuir alguma relevância às questões orçamentais. Contudo, gerir custos é de conhecimento geral. Otimizá-los em paralelo com a manutenção da qualidade do projeto, já é conhecimento nosso/da DIMSCALE. Dada a procura por este tipo de serviços no mercado, são várias as empresas que têm assumido a capacidade de executar práticas de gestão de custos, quando muitas vezes, não correspondem aos requisitos necessários para a aplicação deste tipo de serviços.

Não seria mais viável colocar esta vertente do projeto, a cargo dos Arquitetos? Afinal, são eles quem têm a sensibilidade conceptual e o conhecimento técnico necessário para desempenhar esta tarefa de forma completa. É uma realidade assumida, mas incompleta. Ao conhecimento do Arquiteto terá de ser acrescentado todo um outro tipo de formação, mais direcionado para a gestão de projeto, conservação da qualidade do mesmo e a otimização de custos. A conjugação de todas estas variáveis é que são primordiais para a concretização eficiente da gestão de custos. E é aqui que os nossos métodos diferem. O conhecimento dos nossos Arquitetos não se restringe, e sofre contínuas melhorias, atribuindo assim um serviço de excelência ao cliente final.

Neste artigo, da responsabilidade da DIMSCALE para o blog Arch Daily, explicamos-lhe o porquê de consideramos os Arquitetos os responsáveis pela execução de medições, e não os simples medidores.

 

Com mais de 253 projetos concluídos em 11 países diferentes, a DIMSCALE possui o know-how necessário para lhe entregar soluções de confiança. Fale com os nossos arquitetos e saiba o porquê de sermos o parceiro ideal para a gestão dos seus projetos.

 

Saber Mais

 

 

Subscreva o nosso Blog!


Aceito a Política de Privacidade
Dou o consentimento para o tratamento de dados

A DIMSCALE está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.